Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.


Por Liam Mo e Fanny Potkin e Che Pan
PEQUIM/CINGAPURA, 11 Fev (Reuters) - A chinesa ByteDance está desenvolvendo um chip de inteligência artificial e está em negociações com a Samsung Electronics para fabricá-lo, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto, enquanto a controladora do TikTok busca garantir o fornecimento de processadores avançados.
A ByteDance pretende receber amostras do chip até o final de março, disseram as fontes. A empresa planeja produzir pelo menos 100.000 unidades do chip, projetado para tarefas de inferência de IA, este ano, de acordo com uma das fontes e outra pessoa. Uma das fontes disse que a ByteDance pretende aumentar progressivamente a produção para até 350.000 unidades.
As negociações com a Samsung incluem o acesso ao fornecimento de chips de memória, que estão em escassez excepcional em meio à construção da infraestrutura global de IA, tornando o acordo particularmente atraente, disse uma das fontes.
As informações sobre o projeto de chip interno da ByteDance são imprecisas, disse um porta-voz da empresa em um comunicado, sem dar mais detalhes. A Samsung se recusou a comentar.
O trabalho seria um marco para a ByteDance, que há muito busca desenvolver chips para dar suporte às suas cargas de trabalho de IA. Os esforços da empresa na área de chips remontam pelo menos a 2022, quando começou a contratar pessoal relacionado a chips de forma séria.
A Reuters informou em junho de 2024 que a ByteDance estava trabalhando com a Broadcom, empresa norte-americana de design de chips, em um processador avançado de IA, com a fabricação planejada para ser terceirizada para a TSMC, de Taiwan.
Gigantes globais da tecnologia, incluindo o Google, da Alphabet, a Amazon e a Microsoft, desenvolveram seus próprios chips de IA para reduzir a dependência da Nvidia, fornecedora dominante de chips avançados essenciais para o desenvolvimento de IA.
Para as empresas de tecnologia chinesas, os controles de exportação dos EUA sobre as vendas de chips avançados para a China também aumentaram a urgência de desenvolver seus próprios chips de IA.
Embora a ByteDance ainda não tenha lançado seu próprio chip, suas rivais Alibaba e Baidu estão à frente no desenvolvimento de chips de IA: a Alibaba revelou no mês passado seu chip Zhenwu para cargas de trabalho de IA em grande escala. A Baidu vende chips para clientes externos e planeja listar em breve sua unidade de chips Kunlunxin.
O projeto de chip, com o codinome SeedChip, faz parte de um esforço mais amplo da ByteDance para canalizar recursos para o desenvolvimento de IA, desde chips até grandes modelos de linguagem, apostando que a tecnologia transformará seu portfólio de negócios, que abrange vídeos curtos, comércio eletrônico e serviços de nuvem empresarial.
A empresa fundou a Seed em 2023 para desenvolver modelos de IA e promover suas aplicações.
A ByteDance planeja gastar mais de 160 bilhões de iuanes (US$22 bilhões) em compras relacionadas à IA este ano, com mais da metade alocada para a compra de chips Nvidia, incluindo modelos H200, e para o avanço de seu chip interno, disse uma das fontes.
O executivo da ByteDance, Zhao Qi, disse aos funcionários em uma reunião geral em janeiro que o investimento da empresa em IA beneficiaria todas as divisões, de acordo com uma quarta fonte informada sobre a reunião.
Zhao, que supervisiona o chatbot Doubao da ByteDance e sua versão internacional Dola, reconheceu que os modelos de IA da empresa estão atrás de líderes globais como a OpenAI, mas prometeu apoio contínuo ao desenvolvimento de IA este ano, disse a pessoa.
(Reportagem de Liam Mo, Fanny Potkin e Che Pan; Reportagem adicional de Hyunjoo Jin)