Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.


Por Lucia Mutikani
WASHINGTON, 11 Fev (Reuters) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos acelerou em janeiro e a taxa de desemprego caiu para 4,3%, sinais de estabilidade no mercado de trabalho que podem dar ao Federal Reserve espaço para deixar a taxa de juros inalterada por algum tempo enquanto as autoridades monitoram a inflação.
A economia dos EUA abriu 130.000 postos de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, após 48.000 em dezembro em dado revisado para baixo, informou o Escritório de Estatísticas do Trabalho do Ministério do Trabalho nesta quarta-feira.
Economistas consultados pela Reuters previam abertura de 70.000 postos. As estimativas variaram de uma perda de 10.000 empregos a um ganho de 135.000.
A taxa de desemprego caiu de 4,4% em dezembro.
Parte do resultado acima do esperado se deveu ao fato de setores sensíveis à sazonalidade, como varejo e empresas de entrega, terem contratado menos trabalhadores temporários do que o normal no ano passado. Janeiro é normalmente o mês com o maior número de demissões relacionadas ao fim de ano. Dada a baixa contratação sazonal, as demissões provavelmente foram menores em janeiro.
A divulgação do relatório de emprego, inicialmente previsto para a última sexta-feira, foi adiado devido à paralisação de três dias do governo federal.
Apesar do aumento na criação de vagas em janeiro, o mercado de trabalho continua sem brilho e tem enfrentado dificuldades, mesmo com o crescimento econômico robusto. A ansiedade em relação aos empregos e a inflação elevada minaram a aprovação dos norte-americanos em relação à gestão da economia por Trump.
Economistas afirmaram que as políticas comerciais e de imigração do governo Trump esfriaram o mercado de trabalho, embora esperassem que os cortes de impostos impulsionassem as contratações este ano.
No mês passado, o banco central dos EUA manteve sua taxa básica de juros na faixa de 3,50% a 3,75%.