Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

Por Yuliia Dysa e Olena Harmash
KIEV, 7 Fev (Reuters) - Os Estados Unidos querem que Moscou e Kiev encontrem uma solução para acabar com a guerra na Ucrânia antes do verão (no hemisfério norte), disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.
Em declarações aos repórteres divulgadas por seu gabinete neste sábado, após a Ucrânia e a Rússia terem realizado dois dias de negociações mediadas pelos EUA em Abu Dhabi esta semana, Zelenskiy disse que Washington havia proposto negociações em Miami em uma semana e que Kiev havia concordado com isso.
Zelenskiy também criticou a Rússia por um ataque noturno a instalações energéticas ucranianas, dizendo em comentários publicados no X que Moscou deve ser privada da capacidade de usar o frio do inverno como vantagem contra Kiev.
“Os norte-americanos estão propondo que as partes encerrem a guerra antes do início deste verão e provavelmente pressionarão as partes a aderirem a esse cronograma”, disse Zelenskiy.
“As eleições (intermediárias para o Congresso dos EUA em novembro) são definitivamente mais importantes para eles. Não sejamos ingênuos. E eles dizem que querem tudo resolvido até junho.”
A Reuters havia citado anteriormente fontes familiarizadas com o assunto, dizendo que os negociadores dos EUA e da Ucrânia haviam discutido como garantir um acordo rápido.
A Ucrânia sugeriu um plano sequencial, disse Zelenskiy, mas ele não forneceu detalhes específicos.
As negociações desta semana em Abu Dhabi foram concluídas sem grandes avanços, mas a Rússia e a Ucrânia concordaram em trocar 157 prisioneiros de guerra cada, retomando essas trocas após uma pausa de cinco meses. Zelenskiy disse que a troca de prisioneiros de guerra continuará.