Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

Por Noel Randewich
6 Fev (Reuters) - O índice Dow Jones ultrapassou a marca histórica de 50.000 pontos nesta sexta-feira e o índice S&P 500 encerrou em alta acentuada, conforme a Nvidia e outros fabricantes de chips dispararam e a Amazon despencou após a gigante de serviços de nuvem prever um aumento acentuado nos gastos com infraestrutura de inteligência artificial (IA).
O S&P 500 subiu 1,97%, para 6.932,30 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhou 2,18%, para 23.031,21 pontos. O Dow Jones avançou 2,47%, para 50.115,67 pontos, seu maior fechamento de todos os tempos.
Na semana, o Dow Jones subiu 2,5%, o S&P 500 perdeu 0,1% e o Nasdaq caiu 1,9%.
A Amazon caiu 5,6% após anunciar que planeja um aumento de mais de 50% em investimentos, intensificando a corrida para dominar a tecnologia de IA e seguindo um anúncio semelhante da Alphabet na quarta-feira.
No entanto, as ações de chips se recuperaram com expectativas de que se beneficiarão do aumento dos gastos com data centers de IA pela Amazon e pela Alphabet.
A Nvidia, a empresa mais valiosa do mundo, subiu 7,8%. A Advanced Micro Devices avançou 8,3% e a Broadcom ganhou 7,1%, enquanto o índice Philadelphia de semicondutores fechou com alta de 5,7%.
As altas desta sexta-feira no S&P 500 e no Nasdaq seguiram três dias consecutivos de perdas marcados por preocupações com a IA. Várias empresas de software foram afetadas esta semana por preocupações de que a IA possa criar mais concorrência e prejudicar suas margens, enquanto investidores também se preocuparam com valuations elevadas após anos de ganhos acentuados em ações relacionadas à IA.
Nove dos 11 setores do S&P 500 subiram, liderados pelo de tecnologia da informação, com alta de 4,1%, seguido por um ganho de 2,84% no industrial.
O setor de energia atingiu um recorde, juntamente com os setores industrial e de bens de consumo básico.