Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.


Por Joey Roulette
WASHINGTON, 20 Fev (Reuters) - Autoridades da Nasa disseram nesta sexta-feira que a agência tem como meta o dia 6 de março para o lançamento de quatro astronautas em torno da Lua e retorno, como parte de sua missão Artemis 2, após superar problemas com o abastecimento do foguete em um segundo ensaio de lançamento nesta semana, mas alertaram que os trabalhos de preparação restantes podem exigir mais tempo.
A agência espacial dos EUA encerrou na noite de quinta-feira um ensaio de quase 50 horas da contagem regressiva para o lançamento da Artemis 2, abastecendo o foguete com cerca de 730.000 galões de propelente sem encontrar os incômodos vazamentos de hidrogênio que atrapalharam o ensaio inicial no mês passado, disseram autoridades durante uma coletiva de imprensa.
Os gerentes do programa Artemis ficaram entusiasmados com o fato de o ensaio geral ter ocorrido sem problemas, mas disseram que o trabalho restante ainda pode adiar a data de lançamento.
“Senti que a noite passada foi um grande passo para conquistarmos nosso direito de voar. Então, me senti muito bem, muito orgulhosa da equipe”, disse a diretora de lançamento da Nasa, Charlie Blackwell-Thompson.
O trabalho restante inclui testar o sistema de interrupção de voo do foguete e realizar uma revisão abrangente da prontidão de voo, uma reunião de um dia com a administração da agência durante a qual eles verificam novamente todo o hardware do foguete e os procedimentos da missão antes da decolagem.