Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.


COPENHAGUE, 13 Fev (Reuters) - A primeira-ministra da Dinamarca afirmou nesta sexta-feira que ela e seu homólogo da Groenlândia tiveram uma reunião construtiva com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, durante a Conferência de Segurança de Munique, sobre o território dinamarquês semiautônomo.
A pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para que os EUA adquiram a Groenlândia provocou fortes tensões nos últimos meses dentro da Otan, aliança da qual a Dinamarca e os Estados Unidos fazem parte.
Em 28 de janeiro, os EUA, a Dinamarca e a nação insular do Ártico iniciaram negociações, enquanto as partes buscam resolver a crise diplomática.
“Conversa construtiva com o secretário de Estado Marco Rubio, juntamente com Jens-Frederik Nielsen, chairman do Naalakkersuisut, na Conferência de Segurança de Munique”, disse a primeira-ministra Mette Frederiksen no X. “O trabalho continuará conforme acordado no grupo de trabalho de alto nível."
O primeiro-ministro Nielsen disse no Instagram que os interesses da Groenlândia foram “novamente claramente destacados” na reunião. “Foi enfatizado que as negociações em andamento são o caminho certo a seguir”, disse.
Ele afirmou anteriormente que, se os groenlandeses fossem forçados a escolher entre os EUA e a Dinamarca, escolheriam a Dinamarca.
Trump tem citado preocupações de segurança nacional relacionadas à Rússia e à China em conexão com seus repetidos apelos pelo controle dos EUA sobre a Groenlândia. A Otan anunciou esta semana o lançamento de uma missão para fortalecer sua presença no Ártico como parte dos esforços para amenizar as tensões.
O presidente norte-americano disse aos repórteres na Casa Branca nesta sexta-feira: “Acho que a Groenlândia vai nos querer, mas nos damos muito bem com a Europa. Veremos como tudo vai acabar. Estamos negociando agora mesmo pela Groenlândia”.