Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

Por Anastasiia Kozlova e Purvi Agarwal e Tharuniyaa .
(Reuters) -O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou em alta nesta sexta-feira, registrando um forte avanço semanal e fechando o mês com uma nota robusta, apoiado pelo otimismo em relação a possíveis cortes na taxa de juros dos Estados Unidos.
O STOXX 600 fechou em alta de 0,25%, a 576,43 pontos, atingindo sua maior sequência de ganhos mensais desde março de 2024.
O setor bancário mais amplo ficou estável durante o dia, tendo subido 4,5% esta semana, apoiado em parte pelo orçamento do Reino Unido, que poupou o setor de aumentos de impostos.
"Eles estavam esperando que algo como um imposto potencial sobre bancos fosse aprovado no orçamento do Reino Unido, mas nada foi aprovado, o que foi uma boa notícia para esse setor", disse Michael Field, estrategista-chefe de ações da Morningstar.
O setor também foi o de melhor desempenho no mês, com alta de mais de 4%, seu quinto aumento mensal consecutivo, conforme investidores mudaram em meio às preocupações com valuations que levaram a uma liquidação global de tecnologia neste mês.
O setor de recursos básicos liderou os ganhos nesta sexta-feira, com alta de 1,2%, impulsionado pelos preços do cobre, que atingiram um recorde. O setor foi o de melhor desempenho na semana, com alta de 5,7%.
Investidores, em sua maioria, se abstiveram de fazer grandes apostas rumo ao fim de semana, com a sessão do mercado dos EUA desta sexta-feira encurtada por causa de um feriado na quinta-feira.
Preocupações renovadas sobre uma possível bolha de inteligência artificial (IA) desencadearam uma liquidação global no início de novembro, mas o humor de investidores melhorou com o aumento das expectativas de que o Fed cortará os juros dos EUA em dezembro, após comentários brandos de formuladores de política monetária e dados econômicos mais fracos.
Na próxima semana, investidores esperam algum foco nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia. Esperanças de progresso pesaram sobre as ações do setor aeroespacial e de defesa da região, com o setor em queda de mais de 8% este mês e apresentando desempenho inferior ao de todos os seus pares.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,27%, a 9.720,51 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,29%, a 23.836,79 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,29%, a 8.122,71 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,32%, a 43.357,01 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou variação positiva 0,06%, a 16.371,60 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,14%, a 8.110,74 pontos.