Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

XANGAI (Reuters) - Ações da China e de Hong Kong fecharam em queda nesta segunda-feira, com os investidores cautelosos devido ao aumento das tensões entre Pequim e Tóquio durante o fim de semana e optando por realizar lucros após as recentes altas.
No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 0,5%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,7%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,7%.
A desavença entre ambos países eclodiu depois que a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, disse aos parlamentares japoneses que um ataque chinês a Taiwan poderia ameaçar a sobrevivência do Japão e, potencialmente, desencadear uma resposta militar, algo que as autoridades há muito evitavam expor em público por medo de provocar Pequim, que reivindica o poder sobre a ilha autônoma.
Um diplomata japonês irá à China na segunda-feira, de acordo com a mídia japonesa, enquanto Tóquio tenta acalmar uma disputa diplomática crescente. Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que o primeiro-ministro Li Qiang não tem planos de se encontrar com Takaichi à margem da próxima cúpula do G20 na África do Sul.
As ações da fabricante chinesa de software Linkage , que obtém a maior parte de suas vendas do Japão, caíram até 4%, atingindo seu nível mais baixo desde 24 de julho.
Já as empresas de inteligência artificial onshore subiram 1%, depois que a mídia informou que a Huawei revelaria uma nova tecnologia de IA em 21 de novembro.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei caiu 0,1%, a 50.323 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,71%, a 26.384 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,46%, a 3.972 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,65%, a 4.598 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,94%, a 4.089 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,18%, a 27.447 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,15%, a 4.539 pontos.
. Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,02%, a 8.636 pontos.
(Reportagem da redação de Xangai)
((Tradução Redação Barcelona))
REUTERS MS
Entre na sua conta e tenha acesso completo às matérias exclusivas.
