Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

O British Film Institute anunciou nesta quarta-feira (3, data local), em comunicado, que concederá ao diretor mexicano Guillermo del Toro sua maior distinção, o BFI Fellowship, em reconhecimento à sua carreira, em uma cerimônia em maio de 2026.
"O prêmio reconhece sua extraordinária contribuição ao cinema e a arte distintiva que percorre sua obra tanto em animação quanto em live-action e, como cineasta mexicano, tanto em espanhol quanto em inglês", destacou o BFI em seu comunicado.
O diretor, roteirista e produtor mexicano, de 61 anos, vencedor de três Oscars, receberá o prêmio durante o jantar anual do presidente do BFI, Jay Hunt, em Londres, em data a ser definida.
Del Toro, cuja adaptação de Frankenstein estreou nos cinemas em outubro e, algumas semanas depois, na Netflix, classificou como "uma honra" receber esse reconhecimento.
"É a honra de toda uma vida, e um momento emocionante na vida de um narrador, unir-se a um panteão tão seleto e ser reconhecido pelo BFI. Fui profundamente influenciado pelo cinema britânico e desfrutei de uma longa e prolífica colaboração com grandes talentos dos dois lados da câmera ao longo de décadas", afirmou o diretor mexicano na nota.
"Agradeço a todos no BFI por esta grande distinção. Vou-me esforçar para trabalhar arduamente para demonstrar que sou digno da confiança que depositaram em mim", acrescentou Guillermo del Toro.
O diretor mexicano ganhou os Oscars de melhor direção e melhor filme em 2018 por "A Forma da Água". Em 2023, faturou o prêmio de melhor filme de animação por Pinóquio.
Além disso, "A Forma da Água" conquistou os Oscars de melhor design de produção e melhor trilha sonora original, enquanto outro filme seu, "O Labirinto do Fauno", recebeu em 2006 as estatuetas de melhor fotografia, direção de arte e maquiagem.
"Guillermo del Toro é um cineasta extraordinário com uma longa relação com o BFI e tem defendido constantemente o talento britânico. Suas colaborações aqui evidenciam a força de nossas indústrias audiovisuais e das pessoas qualificadas que as impulsionam. Sua obra é instantaneamente reconhecível por ser ousadamente imaginativa e fantástica", afirmou o presidente do instituto, Jay Hunt.
"Ao conceder o BFI Fellowship a Guillermo del Toro, reconhecemos sua extraordinária contribuição ao cinema e à inspiração e à magia que ele trouxe a cineastas e públicos aqui e ao redor do mundo", acrescentou.
Entre os premiados com o BFI Fellowship, Guillermo del Toro se juntará a outros nomes de destaque da história do cinema, como David Lean, Bette Davis, Akira Kurosawa, Elizabeth Taylor, Orson Welles, Martin Scorsese, Spike Lee e Tom Cruise.
"O BFI e Del Toro têm uma longa história de colaboração, e o diretor mexicano recorreu ao Arquivo Nacional do BFI e à história do cinema britânico como recurso e inspiração ao longo de sua carreira", destaca o comunicado do instituto.
psr/pb/lm/rpr