Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

A Croácia garantiu uma vaga na Copa do Mundo de 2026 após a vitória por 3 a 1 sobre as Ilhas Faroe nesta sexta-feira (14), em Rijeka, tornando-se a terceira seleção europeia a se classificar para o maior torneio do futebol, que será disputado na América do Norte.
Os croatas, líderes do Grupo L com quatro pontos de vantagem sobre a República Tcheca, não podem mais ser ultrapassados antes da última rodada das Eliminatórias europeias, na segunda-feira.
A Croácia participará de sua sétima Copa do Mundo, incluindo uma final perdida para a França em 2018 e o terceiro lugar na última edição, no Catar-2022.
A seleção da camisa quadriculada se junta assim à Inglaterra e à França no grupo de seleções europeias classificadas antes da última rodada.
A derrota das Ilhas Faroe, terceira colocada com 12 pontos, também garante uma vaga na repescagem para a República Tcheca (13 pontos), que ainda tem um jogo a disputar contra a modesta seleção de Gibraltar na segunda-feira.
Em Rijeka, os croatas foram surpreendidos no início do jogo com um gol de Geza Turi (16'). Mas o zagueiro do Manchester City, Josko Gvardiol, empatou pouco depois (23'), antes de Petar Musa (57') e Nikola Vlasic (70'), que havia entrado no lugar de Luka Modric oito minutos antes, garantirem a vitória da Croácia.
Desde que conquistou a independência da Iugoslávia em 1991, a Croácia participou de seis Mundiais. Foi finalista em 2018, quando foi derrotada pela França (que se sagrou bicampeã), e semifinalista em 1998 (também perdendo para os franceses, que depois conquistariam seu primeiro título mundial ao vencer o Brasil na decisão).
Em 2022, os croatas foram eliminados nas semifinais pela Argentina, que depois conquistariam o título). Nessa Copa no Catar, a Croácia terminou em terceiro lugar.
Modric, o capitão croata de 40 anos com 193 jogos pela seleção, participará de sua quinta Copa do Mundo.
O meio-campista, vencedor da Bola de Ouro em 2018, deixou o Real Madrid para se juntar ao Milan nesta temporada.
cyj/pm/ag/aam/am
Entre na sua conta e tenha acesso completo às matérias exclusivas.
